Nova Serrana - MG
Nova Serrana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Segundo o IBGE, o número de habitantes em estimativa de 2015 é de 89.859 habitantes. Em 2000, a cidade tinha 37.447 habitantes, e chegou aos 73.273 habitantes em 2010, um crescimento vertiginoso de 95,7% em apenas uma década
Assim como Franca, no interior paulista, e a região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, o centro oeste de Minas Gerais se tornou importante na produção de calçados, sandálias e artigos calçadistas masculino, feminino e infantil.
São realizadas na cidade três feiras, que movimentam o setor e a economia do município que mais cresce no estado.
Geografia
Entre vales e encostas (plano: 20%, ondulado: 40% e montanhoso: 40%), Nova Serrana se insere na região brasileira conhecida como cerrado. Possui um clima quente e seco na maior parte do ano. Na época de frio, o clima também sofre mudanças significativas. Sua temperatura média é de Cº 22.
Possui área de 283,101 km². Temperatura média anual: 25,8 °C Índice médio pluviométrico anual: 1272 mm Bioma: Cerrado Relevo (topografia): Plano: 20%, ondulado: 40% e montanhoso: 40%
Seus principais cursos d'água são o Rio Pará e o Ribeirão da Fartura.
Sua altitude máxima é no morro com 910 metros e a mínima é de 699 metros.
Demografia
De acordo com o Censo 2010 do IBGE em Nova Serrana foram contadas ao todo 21.901 domicílios ocupados e contamos com o crescimento populacional de 96,86% desde o censo 2000, somando ao todo uma população de 73.719 pessoas, sendo 38.091 homens e 35.628 mulheres. Em Nova Serrana são 1,07 homens para cada mulher e 0,94 mulheres para cada homem. Contando também com uma população rural de 4.008 pessoas e população urbana de 69.711 pessoas. Domicílios ocupados no Nova Serrana: 21.901 Crescimento populacional no Nova Serrana: 96,86% (10 anos) População do Nova Serrana: 73.719 População masculina do Nova Serrana: 38.091 homens no Nova Serrana População feminina do Nova Serrana: 35.628 mulheres no Nova Serrana 1,07 homens para cada mulher 0,94 mulheres para cada homem a população urbana de 69.711 pessoas população rural de 4.008 pessoas [7]
Transporte
A cidade é servida pela empresa TransNova, que detém a concessão por muitos anos. Os ônibus circulam em quase todos os bairros da cidade e os horários são esparsos ao longo do dia, tendo esperas de até uma hora para tomar a condução.
A cidade possui também um terminal rodoviário, que a integra a Belo Horizonte, as cidades da região metropolitana da capital e as cidades do Triângulo Mineiro e o interior de Minas.
Turismo
O turismo em Nova Serrana é uma das áreas que devem ser investidas ao longo dos anos, sabendo-se que este área gera muito emprego e renda. Deve-se criar áreas de preservação permanente na cidade, como parques ou jardins públicos.
- Pontos turísticos
Serra da Capelinha, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Igreja do Rosário, Praça Jardins do Lago.
- Principais eventos
Aniversário da cidade, festa do padroeiro São Sebastião, Feira do Calçado e da Moda – Festa do Peão, Festa do Migrante, Febrac – Feira de Máquinas e Componentes para Calçados, Festa do Reinado, Jogos da Amizade Intercolegial.
- Artesanato
Bordados, tecelagem voltada para a confecção de calçados. Os primeiros calçados produzidos em Nova Serrana eram artesanais. Apenas em 1948 foi implantada a primeira fábrica de botinas, registrada por Geny José Ferreira.
Economia
O município, incrustado na região centro-oeste do estado, destaca-se pela sua produção de calçados: em 2004, era responsável pela produção de 55% dos calçados esportivos do Brasil, firmando-se como o terceiro polo calçadista do país, atrás de Franca (SP) e do Rio Grande do Sul.
É importante frisar que, já a algum tempo, a cidade vem se destacando mais pela pesquisa em novas tecnologias, qualidade e design de seus calçados do que pelas cópias e falsificações. Não se pode negar que ainda há calçados falsificados sendo fabricados em fábricas que funcionam irregularmente, mas temos que ponderar que se trata de alguns poucos fabricantes isolados.
O sistema local de produção de Nova Serrana orbita exclusivamente em torno da fabricação de calçados esportivos com preços populares. Segundo um estudo do professor Wilson Suzigan, da Unicamp[carece de fontes], em 1972 existiam 48 fábricas de calçados de couro na cidade. O número saltou para 400 em 1985, época em que as fábricas passaram a trabalhar com materiais sintéticos, cujas vantagens são o preço mais baixo e o processo de transformação mais simples em relação ao couro. Em 2004, a cidade contava com 854 empresas, que geravam aproximadamente 21 mil empregos diretos e produziam 77 milhões de pares por ano.
Educação
Hoje a cidade possui seis escolas estaduais, quatorze escolas municipais, seis escolas particulares sendo uma do ensino especial, uma escola técnica e uma faculdade atendendo o ensino superior nos cursos de administração de empresas e ciências contábeis. A cidade conta ainda com três escolas com o ensino pré-vestibular. Devido ao grande fluxo de pessoas e o número de empregos disponíveis, a educação recebe uma influencia negativa, gerando assim um índice de 17% de evasão escolar e 7,10% de analfabetismo.