Páginas

Nova Serrana - Capital do Calçado Esportivo

Nova Serrana - MG


Nova Serrana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Segundo o IBGE, o número de habitantes em estimativa de 2015 é de 89.859 habitantes. Em 2000, a cidade tinha 37.447 habitantes, e chegou aos 73.273 habitantes em 2010, um crescimento vertiginoso de 95,7% em apenas uma década
Assim como Franca, no interior paulista, e a região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, o centro oeste de Minas Gerais se tornou importante na produção de calçados, sandálias e artigos calçadistas masculino, feminino e infantil.
São realizadas na cidade três feiras, que movimentam o setor e a economia do município que mais cresce no estado.

Geografia

Entre vales e encostas (plano: 20%, ondulado: 40% e montanhoso: 40%), Nova Serrana se insere na região brasileira conhecida como cerrado. Possui um clima quente e seco na maior parte do ano. Na época de frio, o clima também sofre mudanças significativas. Sua temperatura média é de Cº 22.
Possui área de 283,101 km². Temperatura média anual: 25,8 °C Índice médio pluviométrico anual: 1272 mm Bioma: Cerrado Relevo (topografia): Plano: 20%, ondulado: 40% e montanhoso: 40%
Seus principais cursos d'água são o Rio Pará e o Ribeirão da Fartura.
Sua altitude máxima é no morro com 910 metros e a mínima é de 699 metros.


Demografia

De acordo com o Censo 2010 do IBGE em Nova Serrana foram contadas ao todo 21.901 domicílios ocupados e contamos com o crescimento populacional de 96,86% desde o censo 2000, somando ao todo uma população de 73.719 pessoas, sendo 38.091 homens e 35.628 mulheres. Em Nova Serrana são 1,07 homens para cada mulher e 0,94 mulheres para cada homem. Contando também com uma população rural de 4.008 pessoas e população urbana de 69.711 pessoas. Domicílios ocupados no Nova Serrana: 21.901 Crescimento populacional no Nova Serrana: 96,86% (10 anos) População do Nova Serrana: 73.719 População masculina do Nova Serrana: 38.091 homens no Nova Serrana População feminina do Nova Serrana: 35.628 mulheres no Nova Serrana 1,07 homens para cada mulher 0,94 mulheres para cada homem a população urbana de 69.711 pessoas população rural de 4.008 pessoas [7]

Transporte

A cidade é servida pela empresa TransNova, que detém a concessão por muitos anos. Os ônibus circulam em quase todos os bairros da cidade e os horários são esparsos ao longo do dia, tendo esperas de até uma hora para tomar a condução.
A cidade possui também um terminal rodoviário, que a integra a Belo Horizonte, as cidades da região metropolitana da capital e as cidades do Triângulo Mineiro e o interior de Minas.

Turismo

O turismo em Nova Serrana é uma das áreas que devem ser investidas ao longo dos anos, sabendo-se que este área gera muito emprego e renda. Deve-se criar áreas de preservação permanente na cidade, como parques ou jardins públicos.
Pontos turísticos
Serra da Capelinha, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Igreja do Rosário, Praça Jardins do Lago.
Principais eventos
Aniversário da cidade, festa do padroeiro São Sebastião, Feira do Calçado e da Moda – Festa do Peão, Festa do Migrante, Febrac – Feira de Máquinas e Componentes para Calçados, Festa do Reinado, Jogos da Amizade Intercolegial.
Artesanato
Bordados, tecelagem voltada para a confecção de calçados. Os primeiros calçados produzidos em Nova Serrana eram artesanais. Apenas em 1948 foi implantada a primeira fábrica de botinas, registrada por Geny José Ferreira.

Economia

O município, incrustado na região centro-oeste do estado, destaca-se pela sua produção de calçados: em 2004, era responsável pela produção de 55% dos calçados esportivos do Brasil, firmando-se como o terceiro polo calçadista do país, atrás de Franca (SP) e do Rio Grande do Sul.
É importante frisar que, já a algum tempo, a cidade vem se destacando mais pela pesquisa em novas tecnologias, qualidade e design de seus calçados do que pelas cópias e falsificações. Não se pode negar que ainda há calçados falsificados sendo fabricados em fábricas que funcionam irregularmente, mas temos que ponderar que se trata de alguns poucos fabricantes isolados.
O sistema local de produção de Nova Serrana orbita exclusivamente em torno da fabricação de calçados esportivos com preços populares. Segundo um estudo do professor Wilson Suzigan, da Unicamp[carece de fontes], em 1972 existiam 48 fábricas de calçados de couro na cidade. O número saltou para 400 em 1985, época em que as fábricas passaram a trabalhar com materiais sintéticos, cujas vantagens são o preço mais baixo e o processo de transformação mais simples em relação ao couro. Em 2004, a cidade contava com 854 empresas, que geravam aproximadamente 21 mil empregos diretos e produziam 77 milhões de pares por ano.

Educação

Hoje a cidade possui seis escolas estaduais, quatorze escolas municipais, seis escolas particulares sendo uma do ensino especial, uma escola técnica e uma faculdade atendendo o ensino superior nos cursos de administração de empresas e ciências contábeis. A cidade conta ainda com três escolas com o ensino pré-vestibular. Devido ao grande fluxo de pessoas e o número de empregos disponíveis, a educação recebe uma influencia negativa, gerando assim um índice de 17% de evasão escolar e 7,10% de analfabetismo.